sábado, 4 de junho de 2016

BIOGRAFIAS - PÉ DE VALSA

GRANDES CRAQUES DO FUTEBOL - PÉ DE VALSA 

Antônio Machado de Oliveira conhecido como Pé de Valsa (Rio de Janeiro1 de Dezembro de 1924), foi um futebolista brasileiro.
Atuou nas décadas de 40 e 50 por Fluminense e São Paulo. Pelo clube carioca marcou 8 gols em 227 jogos entre 1945 e 1951 , e pelo paulista marcou 10 gols em 208 jogos, entre 1951 e 1956.
Pé de Valsa o dançarino, ou bailarino driblador, parece que foi moldado para fazer sucesso vestindo camisas tricolores ao longo de sua marcante carreira.
Antônio Machado de Oliveira, nascido na cidade do Rio de janeiro em 1 de dezembro de 1924, chegou muito jovem ao time do Bonsucesso F.C na aurora dos anos quarenta.
Tornou-se profissional em 1943, quando disputou seu primeiro campeonato carioca na posição de médio volante, sendo que também era aproveitado em algumas oportunidades como zagueiro.
Com passadas longas e rápidas, facilitadas pela composição física e esbelta, distribuídas em 1.71 de estatura, possuía uma habilidade rara para driblar seus adversários, o que não era muito comum para jogadores que atuavam nessa posição.
Por esse motivo, ganhou de seus companheiros de clube o diferenciado apelido de “Pé de Valsa”, sem contar aqueles mais irritados, que de tanto lhe pedir a bola, o chamavam de fominha.
Permaneceu na equipe Rubro-Anil do Bonsucesso F.C até o final da temporada de 1944 e em seguida foi negociado com o Fluminense no início de 1945.
Logo em sua segunda temporada atuando pelo time das Laranjeiras, Pé de Valsa foi campeão carioca de 1946.
FLUMINENSE CAMPEÃO DE 1946 : GUALTER, HAROLDO , PÉ DE VALSA , ROBERTINHO, VICENTINI E BIGODE. PEDRO AMORIM, SIMÕES, ORLANDO, ADEMIR MENEZES E RODRIGUES.
Pé de Valsa parecia valer por dois, tal era sua constante presença, tanto na marcação como na facilidade para distribuir o jogo.
No Fluminense formou grandes linhas defensivas ao lado de companheiros como Gualter, Edson, Jaiminho, Haroldo, Mirim, Robertinho, Castilho, Hélvio Piteira, Vicentini e o lateral esquerdo Bigode.
Seus triunfos pelo Fluminense registram ainda a conquista do Torneio Municipal do Rio de Janeiro em 1948, o vice-campeonato carioca de 1949 e o título de campeão carioca de 1951, ano em que acabou deixando o tricolor carioca para vestir mais uma camisa de três cores em sua carreira.
FLUMINENSE CAMPEÃO DE 1951 : PÍNDARO, EDSON, JAIR, PÉ DE VALSA , CASTILHO E PINHEIRO. LINO, DIDI, CARLYLE, ORLANDO E JOEL. 
Contratado pelo São Paulo F.C no princípio do mês de outubro, Pé de Valsa também se deu bem no futebol paulista, apesar de suas dificuldades iniciais de adaptação.
SÃO PAULO 1952 : PÉ DE VALSA, ALFREDO RAMOS, TURCÃO, MÁRIO, BAUER E MAURO. ALCINO, BIBE, ALBELLA, LEOPOLDO E MAURINHO 
O hábito de driblar demasiadamente, e em alguns casos desnecessariamente, causou problemas de ordem disciplinar junto ao rigoroso técnico Bella Guttman.
O treinador do São Paulo, cansado de orientar o jogador sobre os riscos do excesso de fintas no sistema defensivo, precisava tomar uma atitude que não fosse o afastamento do jogador do time titular.
Então, Bella Guttman pensou bastante e não teve outra alternativa a não ser multá-lo em seus vencimentos.
Formando um sistema defensivo notável ao lado de Alfredo Ramos, De Sordi, o goleiro Poy, Mauro Ramos de Oliveira e Bauer, Pé de Valsa foi campeão paulista de 1953.

SÃO PAULO CAMPEÃO DE 1953 : ALFREDO, DE SORDI, PÉ DE VALSA, POY, MAURO E BAUER, MAURINHO, ALBELLA, GINO , NEGRI E TEIXEIRINHA.
Naquele título de 1953, o tricolor realizou uma ótima campanha nos 28 compromissos disputados. Foram 70 gols marcados e 21 gols sofridos com 24 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas.
Pé de Valsa permaneceu no time do Morumbi até o mês de junho do ano de 1956, quando foi transferido para o Paulista F.C da cidade de Jundiaí (SP), onde encerrou sua carreira profissional.
Jogando pelo São Paulo, o bailarino Pé de Valsa disputou uma importante marca de 230 partidas com 10 tentos marcados.
Não foram encontrados registros sobre sua vida profissional, ou mesmo pessoal, depois de deixar o futebol.


Nenhum comentário: