O Campeonato Carioca de Futebol de 1906 foi o primeiro campeonato de futebol do Rio de Janeiro. A competição foi organizada pela Liga Metropolitana de Football. O Fluminense somou mais pontos nos dois turnos e sagrou-se campeão, recebendo a Taça Colombo.
A Liga Metropolitana de Football realiza o primeiro Campeonato Carioca. 6 clubes participam: Fluminense, Payssandu, Rio Cricket, Botafogo, Bangu e Football Athletic. O Fluminense conquista o seu primeiro título. Horácio Costa se sagra o artilheiro do certame com 18 gols.
Sob a presidência do sr. Francis Walter, a Liga Metropolitana de Football organizou e dirigiu o primeiro Campeonato Carioca dos primeiros e segundos quadros. Na primeira divisão concorreram 6 clubes: Fluminense, Payssandu, Rio Cricket, Botafogo, Bangu e Football Athletic. Da segunda divisão participaram: America, Colégio Latino-Americano e Riachuelo. Para o campeão foram criadas as taças "Municipal" e "Colombo".
O Fluminense ganhou o primeiro título, tendo como presidente o sr. Francis Walter, e o primeiro jogo foi realizado entre as equipes do Fluminense e o do Payssandu Cricket Club, com a vitória do time das Laranjeiras por 7 a 1. A partida foi disputada no dia 3 de maio de 1906 e o primeiro gol foi marcado por Horácio Costa Santos. O Fluminense formou com: Francis Walter; Victor Etchegaray e Salmond; Naegely, Buchan e Gulden. Duque Estrada, Horácio Costa, Edwin Cox, Emilio Etchegaray e F. Frias. No primeiro turno, o Fluminense alcançou os seguintes resultados: Payssandu, 7 a 1; Botafogo, 8 a 0; Bangu, 4 a 0; Rio Cricket, 2 a 1; e Football Athletic, 7 a 0. No returno: Botafogo, 6 a 0; Bangu, 2 a 0; Rio Cricket, 4 a 1; Football Athletic, 11 a 0; e sofreu a única derrota ante o Payssandu por 3 a 1. O detalhe curioso é que Francis Walter era o presidente da Liga, presidente do Fluminense e foi goleiro do time campeão, em 6 partidas.
O time campeão de 1906 teve a seguinte formação-base: Waterman; Victor Etchegaray e Salmond; Clito Portella, Buchan e Gulden; Oswaldo Gomes, Horácio Costa, Edwin Cox, Emilio Etchegaray e F. Frias.
Campeonato disputado por seis clubes em turno e returno, jogando todos contra todos. O clube que somou mais pontos foi o campeão. A vitória valia dois pontos e o empate um. O último colocado disputou com o campeão da segunda divisão a vaga do ano seguinte na prova eliminatória.
Clubes participantes
- Fluminense Football Club, do bairro das Laranjeiras, Rio de Janeiro
- Paysandu Cricket Club, do bairro do Flamengo, Rio de Janeiro
- Rio Cricket and Athletic Association, do bairro Praia Grande, Niterói
- Botafogo Football Club, do bairro de Botafogo, Rio de Janeiro
- The Bangu Athetic Club, do bairro de Bangu, Rio de Janeiro
- Football and Athletic Club, do bairro do Andaraí, Rio de Janeiro
FLUMINENSE FOOT BALL CLUB:
Waterman, Salmond, Victor Etchegaray, Clito Portella, Buchan, Oswaldo Gomes, Costa Santos, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Félix Frias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário