segunda-feira, 28 de novembro de 2016

CAMPEONATO CAPIXABA DE FUTEBOL - CAMPEONATO CAPIXABA DE 1917

     CAMPEONATO CAPIXABA DE 1917 


Campeonato Capixaba de 1917 foi a primeira edição do Estadual do Espírito Santo e reuniu cinco equipes, sendo todas da cidade de Vitória. Estava em disputa a taça "Bernadino Monteiro", oferecida pelo governador do Estado (então chamado presidenteBernardino de Sousa Monteiro (na competição de segundos times, a taça se chamava "Casa Verde").

Uma polêmica envolvendo o árbitro da partida de 15 de julho, no empate entre América e Moscoso, interferiu na continuidade do Campeonato. José Fiel, que apitou o jogo, teria colocado no boletim enviado à Liga resultado diferente ao que ocorrera em campo, considerando o América vencedor pelo placar de 3 a 2. Nos tribunais, os dirigentes do América, apoiados por Rio Branco e Barroso, tentaram obter os dois pontos da vitória, mas a Liga em princípio optou por manter o resultado obtido em campo.
A decisão provocou um racha na Liga. Vitória e Moscoso solicitaram o seu desligamento. O Campeonato foi suspenso por vários dias e houve a renúncia do presidente da entidade. As equipes participantes mantinham-se ativas somente atraves de amistosos e jogos-treino. Nesse intervalo, novos clubes filiaram-se à Liga: São Cristóvão, Campos Salles, Tiradentes e Ypiranga, os quais ingressaram na recém-criada Segunda Divisão.
A competição principal só foi retomada no dia 19 de agosto, com a realização da última partida do primeiro turno. O campeonato prosseguiu sendo disputado por apenas três equipes. Os dissidentes Vitória e Moscoso fundariam, ainda em 1917, uma nova liga: a Confederação Espírito-santense de Sports Athleticos (CESSA), da qual também faziam parte os clubes Piratininga e Americano.

EquipeCidade
AméricaBandeira de Vitória.svg Vitória
BarrosoBandeira de Vitória.svg Vitória
MoscosoBandeira de Vitória.svg Vitória
Rio BrancoBandeira de Vitória.svg Vitória
VitóriaBandeira de Vitória.svg Vitória



Nenhum comentário: