quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

CAMPEÕES DA FÓRMULA 1 - JOCHEN RINDT


Karl Jochen Rindt (Mainz18 de Abril de 1942 — Milão5 de Setembro de 1970) foi automobilista alemão radicado na Áustria. É, até os dias de hoje, o único campeão póstumo da história da Fórmula 1 (1970).


Jochen Rindt nasceu em MainzAlemanha, mas depois de seus pais terem morrido num bombardeio aliado durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi viver com seus avós em GrazÁustria, onde ele cresceu e começou a pilotar. Embora nunca tenha se naturalizado austríaco, pois permaneceu até o fim da vida com a cidadania alemã, optou por representar a Áustria.
Apesar do grande sucesso na Fórmula 2 (vencendo em 1964, por exemplo, o London Trophy), Rindt teve um início inglório na Fórmula Um. Rindt estreou pela Rob Walker Racing Team em 1964, no Grande Prêmio da Áustria. Foi sua única corrida daquele ano. De 1965 a 1967, Rindt correu pela Cooper Car Company, conquistando 32 pontos em 29 corridas. Em 1968, Rindt pilotou pela Brabham, mas sua temporada não teve resultados expressivos, devido a problemas técnicos.

Finalmente, em 1969, Rindt foi para a Lotus e lá obteve sucesso. Conquistou sua primeira vitória no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Watkins Glen. Rindt terminou o ano com 22 pontos, alcançando o quarto lugar do campeonato. A temporada de 1970 começou com vitória em Mônaco. Desde então, pilotando o ótimo Lotus 72, Rindt venceu mais quatro Grandes Prêmios naquele ano: (HolandaFrançaInglaterra e Alemanha). Durante os treinos para o Grande Prêmio da Itália, em Monza, Rindt sofreu forte acidente na curva Parabólica, devido provavelmente a um problema nos freios. Ele foi imediatamente levado em direção ao hospital, mas faleceu no caminho. Rindt, que já havia vencido cinco corridas na temporada, não foi alcançado pelos seus adversários e foi declarado campeão do mundo postumamente. Essa conquista póstuma teve a contribuição de seu companheiro de equipe, Emerson Fittipaldi, que ganhou a prova seguinte em Watkins Glen, impedindo que o belga Jacky Ickx, que corria pela Ferrari, alcançasse uma soma maior de pontos que a já obtida pelo corredor austríaco. Nesta prova, Jacky Ickx foi o quarto colocado.
O carro que Jochen Rindt utilizou nesta corrida pertencia ao seu companheiro de equipe Emerson Fittipaldi, que no treino livre estava amaciando o motor do carro que seria utilizado por Jochen Rindt. Neste treino o carro estava sem as asas, e numa curva não conseguiu frear carro, pois passou do ponto de freada, saindo da pista e danificando por completo o carro. Ao voltar aos boxes e informando o que tinha acontecido a Colin Chapman, este resolve dar o carro que pertencia a Fittipaldi, para que Rindt corresse no dia seguinte.



TempoEquipeChassisMotor123456789101112PontosClassificação
1970Gold Leaf Team LotusLotus Lotus 49CFord CosworthV8AFS
13º
MON
BEL
Ret
45
Lotus 72ESP
Ret
Lotus 72CHOL
FRA
GBR
ALE
AUT
Ret
ITA
DNS
1969Gold Leaf Team LotusLotus Lotus 49BFord CosworthV8AFS
Ret
ESP
Ret
HOL
Ret
FRA
Ret
GBR
ALE
ITA
CAN
EUA
MEX
Ret
22
1968Brabham Racing OrganisationBrabham BT24Repco V8AFS
ESP
Ret
MON
Ret
812º
Brabham BT26BEL
Ret
HOL
Ret
FRA
Ret
GBR
Ret
ALE
ITA
Ret
CAN
Ret
EUA
Ret
MEX
Ret
1967Cooper Car CompanyCooper T81Maserati V12AFS
Ret
MON
Ret
CAN
Ret
613º
Cooper T81BHOL
Ret
BEL
FRA
Ret
EUA
Ret
Cooper T86BRM V8GBR
Ret
ALE
Ret
ITA
1966Cooper Car CompanyCooper T81Maserati V12MON
Ret
BEL
FRA
GBR
HOL
Ret
ALE
ITA
EUA
MEX
Ret
221
(24)
1965Cooper Car CompanyCooper T73Climax V8AFS
Ret
413º
Cooper T77MON
NQ
BEL
11º
FRA
Ret
GBR
14º
HOL
Ret
ING
ITA
EUA
MEX
Ret
1964Rob Walker Racing TeamBrabham BT11BRM V8AUT
Ret
0NC
(31º)

Nenhum comentário: