quinta-feira, 30 de agosto de 2018

CAMPEONATO BRASILEIRO - SANTOS TETRA CAMPEÃO 61/62/63/664





Campeonato Brasileiro de Futebol de 1964, originalmente denominado Taça Brasil pela CBD, foi a sexta edição do Campeonato Brasileiro. O Santos sagrou-se campeão pela quarta vez consecutiva, após vencer a final contra o Flamengo.
Esta edição contou com a participação de vinte e dois clubes (vinte e um campeões estaduais e o campeão da edição anterior), sendo que os campeões dos estados de São Paulo e da Guanabara já entravam na fase final.
Apesar de sua importância, e de seu vencedor ser considerado o campeão brasileiro já na época de sua disputa, somente em 2010 que o torneio foi reconhecido oficialmente pela CBF como o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1964.

Regulamento

A Taça Brasil de 1964 foi dividida em duas fases. Na primeira os clubes foram divididos nos seguintes grupos: Grupo Norte, Grupo Nordeste (que se enfrentam para decidir a vaga destinada ao Grupo Norte), Grupo Central e Grupo Sul (que se enfrentam para decidir a vaga destinada ao Grupo Sul). Na segunda e decisiva fase, os vencedores da primeira fase enfrentam os clubes pré-classificados na semifinal, e os vencedores decidem o título do campeonato.

Critérios de Desempate

Todos os jogos da Taça Brasil de 1964 foram disputados em modo eliminatório (mata-mata) em dois jogos de ida e volta. A equipe que somar mais pontos passava para a fase seguinte. Caso nos dois jogos as equipes tivessem o mesmo número de pontos (dois empates ou uma vitória para cada lado independente do número de gols entre os jogos) era disputado um jogo extra. Nesta partida, caso persistisse o empate, o time que tivesse o maior "goal-average" (média dos gols marcados dividido pelos gols sofridos) nas três partidas da fase era o vencedor. Se mesmo assim o empate persistisse, a vaga seria decidida no cara ou coroa.

Participantes

Rio Grande do Norte Alecrim Futebol Clube (Natal-RN)
Minas Gerais Clube Atlético Mineiro (Belo Horizonte-MG)
Paraíba Campinense Clube (Campina Grande-PB)
Ceará Ceará Sporting Club (Fortaleza-CE)
Sergipe Associação Desportiva Confiança (Aracaju-SE)
Distrito Federal (Brasil) Associação Esportiva Cruzeiro do Sul (Brasília-DF)
Alagoas Centro Sportivo Alagoano (Maceió-AL)
Guanabara Clube de Regatas Flamengo (Rio de Janeiro-GB)
Bahia Fluminense Futebol Clube (Feira de Santana-BA)
Rio de Janeiro Goytacaz Futebol Clube (Campos-RJ)
Rio Grande do Sul Grêmio Foot-ball Porto Alegrense (Porto Alegre-RS)
Paraná Grêmio Esportivo Maringá (Maringá-PR)
Maranhão Maranhão Atlético Clube (São Luís-MA)
Santa Catarina Esporte Clube Metropol (Criciúma-SC)
Amazonas Nacional Futebol Clube (Manaus-AM)
Pernambuco Clube Náutico Capibaribe (Recife-PE)
São Paulo Sociedade Esportiva Palmeiras (São Paulo-SP)
Pará Paysandu Sport Club (Belém-PA)
Espírito Santo (estado) Rio Branco Atlético Clube (Cariacica-ES)
Piauí River Atlético Clube (Teresina-PI)
São Paulo Santos Futebol Clube (Santos-SP)

Para conquistar a IV edição do Campeonato Brasileiro, o Santos FC teve que enfrentar três gigantes: Atlético/MGPalmeiras e Flamengo. Com a conquista do Tetracampeonato da Taça Brasil de Clubes em 1964, tornou-se o primeiro clube Tetracampeão Brasileiro/Nacional do país. Além disso, foi também o primeiro e único Bicampeão Brasileiro invicto,com as conquistas das edições de 1963 e 1964.

Humilhando o Supercampeão Mineiro Atlético.

O Atlético MG tinha um esquadrão famoso a nível nacional, era o maior Campeão Mineiro até então, assim como nos dias de hoje, e havia aquela época conquistado o Bicampeonato Mineiro em 1962/63. As partidas de quartas de finais foram disputadas no dia 18 de outubro de 1964. no estádio Independência/MG. No primeiro jogo decisivo, diante de um forte Atlético/MG supercampeão, estadual o Santos obteve exorbitante vitória por 4 a 1 com gols de Pepe (2), Pelé e Toninho. Na partida de volta outro resultado magnifico a favor do Santos, no dia 4 de novembro de 1964, vitória por 5 a 1 em São Paulo, no estádio Pacaembu; os gols da partida foram marcados por Pelé (2), Toninho (2) e Peixinho. Com o resultado o Santos classificou-se para as Semifinais para enfrentar o Palmeiras/SP.

Na Semifinal um saudoso Clássico da Saudade. 

O Palmeiras de Julinho Botelho e Ademir da Guia foi o único clube paulista que impediu conquistas do Santos de Pelé nos anos dourados do futebol brasileiro, onde o Alvinegro reinou quase que absoluto. Aquela Academia do Palmeiras conquistou os Campeonatos Paulistas de 1963 e 1966, o Torneio Rio-São Paulo de 1965 e, sobretudo o Campeonato Brasileiro de 1960. Não é necessário dizer que na época a rivalidade era grande no Clássico da Saudade a cada duelo entre os dois. No primeiro jogo Semifinal, o Santos venceu o rival por 3 a 2 com gols de Coutinho, Pelé e Pepe, no estádio Pacaembu/SP. Na volta no mesmo estádio Pacaembu/SP, outra vitória santista, dessa vez por 4 a 0 com Pepe marcando dois gols, um de Coutinho e outro de Peixinho. O Santos estava classificado para a grande decisão contra o Flamengo.

O Tetracampeonato Brasileiro do Santos FC contra o Campeão Carioca CR Flamengo do atacante Evaristo de Macedo e do técnico Flavio Costa.

Campeão Carioca de 1963 e 1965, Vice em 1962, Campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1961, o Flamengo tinha como principal jogador o atacante e ídolo Evaristo de Macedo, no banco a figura de Flavio Costa. O primeiro jogo da decisão ocorreu em São Paulo, no estádio Pacaembu, no dia 16 de dezembro e o SFC como de costume, em uma grande atuação, aplicou mais uma de suas goleadas: 4 a 1, com Pelé sendo o dono do jogo, marcando três gols e Coutinho um gol. Na partida de volta no estádio do Maracanã/RJ, dia 19 de dezembro, a torcida Rubro Negra lotou as arquibancadas (em torno de 55 mil pessoas) e acompanhou a perda do título na primeira participação do Flamengo em Brasileiros. O Santos sagrou-se Tetracampeão Brasileiro após um empate sem gols no Rio de Janeiro. Era o Tetracampeonato de um Santos arrasador e Supercampeão Nacional, novamente invicto e com o artilheiro do Campeonato, o Rei Pelé.

Nenhum comentário: