Dessa competição participaram nove equipes, que foram: Indepiendente-ARG, Jorge Wilstermann-BOL, Palmeiras-BRA, Colo-Colo-CHI, Santa Fé-COL, Barcelona-EQU, Olimpia-PAR, Universitário-PER e o atual campeão até então, Peñarol-URU. Vale ressaltar que o Equador e a Colômbia não mandaram representantes na primeira edição da Copa, em 1960, e tiveram que fazer um playoff para saber qual equipe iria entrar na fase de grupos da edição de 1961. E o Santa Fé conseguiu a classificação após derrotar o Barcelona-EQU por 3x0 jogando na Colômbia e segurando o empate por 2x2 no Equador.
REGULAMENTO.
O regulamento era simples, mata a mata! Com o vencedor no placar agregado se classificando para as semifinais, já que eram oitos equipes.
GRUPOS
E o sorteio das quartas colocou frente a frente: Olimpia x Colo Colo; Universitário x Penarol; Palmeiras x Indepiendente; Santa Fé x Jorge Wilstermann.
E no agregado os placares ficaram:
Grupo 1: Olimpia 6x4 Colo Colo
Grupo 2: Peñarol 5x2 Universitario
Grupo 3: Palmeiras 3x0 Indepiendente
Grupo 4: Jorge Wilstermann 3x3 Santa Fé, o Santa Fé perdeu o primeiro na Bolivia por 3x2 e venceu o segundo na Colômbia por 1x0 e assim chegou as semifinais da Copa.
Grupo 2: Peñarol 5x2 Universitario
Grupo 3: Palmeiras 3x0 Indepiendente
Grupo 4: Jorge Wilstermann 3x3 Santa Fé, o Santa Fé perdeu o primeiro na Bolivia por 3x2 e venceu o segundo na Colômbia por 1x0 e assim chegou as semifinais da Copa.
SEMIFINAIS
OLIMPIA X PEÑAROL.
A final da temporada 1960 da Libertadores foi entre Olimpia versus Peñarol e a semifinal da temporada 1961, colocou as equipes frente a frente novamente. De um lado o favorito Peñarol do outro o bom time do Olimpia, que queria a revanche, porém…
Jogo 1: Penãrol 3x1 Olimpia. Estádio Centenário, Uruguai.
Jogo 2: Olimpia 1x2 Peñarol. Estádio Manuel Ferreira, Paraguai.
Jogo 2: Olimpia 1x2 Peñarol. Estádio Manuel Ferreira, Paraguai.
Peñarol classificado para sua segunda final consecutiva! E um fato interessante nessa última partida foi a forma que ele foi desenhada. O Olimpia abriu o placar aos 10’ do 1° tempo e jogava por uma boa por toda segunda etapa para se classificar, porém aos 33’ do 2° tempo o empate do Peñarol e aos 35’ o gol da classificação, marcado por Luís Cubila, o mesmo que fez o gol do título na final do ano anterior entre essas duas equipes.
PALMEIRAS X SANTA FÉ
E o Palmeiras seria o primeiro brasileiro a chegar nas semifinais da Copa dos Campeões da America e era favorito perante a equipe colombiana, e goleou em casa para se classificar para a final da Copa dos Campeões da America.
Jogo 1: Santa Fé 2x2 Palmeiras. El Campim, Colômbia.Jogo 2: Palmeiras 4x1 Santa Fé. Pacaembu, São Paulo.
Palmeiras classificado e decidiria o título em casa.
FINAL
De um lado os atuais campeões da Libertadores, uma equipe com Maidana, Cubilla e Spencer versus o Palmeiras de Djalma Santos, Chinesinho e companhia. E foram dois grandes jogos, no Uruguai vitória do Peñarol no finalzinho e em São Paulo empate com gols, depois de uma pressão absurda do Palmeiras que parou e Maidana.
Jogo 1: Peñarol 1x0 Palmeiras. Estádio Centenário, Uruguai. Spencer fez aos 44’ do 2° tempo o gol solitário do primeiro confronto.
Jogo 2: Palmeiras 1x1 Peñarol. Estádio Pacaembu, São Paulo.José Sasia abriu o placar aos 5’ do 1° tempo e Nardo empatou aos 25° da segunda etapa.
FICHA TÉCNICA DO 2° JOGO DA FINAL
PALMEIRAS: Waldir de Moraes; Waldemar Carabina, Aldemar Santos e Djalma Santos; Zequinha e Geraldo da Silva; Julinho Botelho, José Romero (Nardo), Geraldo Scotto, Chinesinho e Gildo.
Técnico: Armando Federico Renganeschi
Técnico: Armando Federico Renganeschi
PEÑAROL: Maidana; William Martinez, Nuber Cano, Edgardo Gonzales e Roberto Matosas; Wálter Aguerre e Luis Alberto Cubilla; Ernesto Ledesma, Alberto Pedro Spencer, José Francisco Sasia e Juan Víctor Joya.
Técnico: Roberto Scarone.
Técnico: Roberto Scarone.
WILLIAM MARTINEZ, LUIS MAIDANA, NUBER CANO, EDGARDO GONZALEZ, NESTOR GONÇALVEZ e WALTER AGUERRE, LUIS CUBILLA, ERNESTO LEDESMA, JOSÉ PEPE SASÍA, ALBERTO SPENCER e JUAN VICTOR JOYA.
DJALMA SANTOS, WALDIR, ALDEMAR, GERALDO, ZEQUINHA e WALDEMAR. GILDO, JULINHO BOTELHO, GERALDO II, CHINEZINHO e ROMEIRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário