sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

EINTRACHT FRANKFURT [ ALEMANHA ]


 Eintracht Frankfurt e. V., mais conhecido como Frankfurt, é uma agremiação esportiva alemã fundada em 8 de março de 1899 e sediada na cidade de Frankfurt, no Hesse.

Em toda sua história, venceu um Campeonato Alemão, por cinco vezes a Copa da Alemanha e por uma a Copa da UEFA, ostentando esses como os seus títulos mais importantes, sendo um dos clubes fundadores da Bundesliga.

Disputou também uma final da Copa dos Campeões da Europa, em 1959-60, ocasião na qual foi derrotado pelo Real Madrid, terminando com o vice-campeonato


História

Origens

As origens do clube advêm de dois clubes fundados em 1899. O Frankfurter Fußball-Club Viktoria von 1899[2] e o Frankfurter Fußball-Club Kickers von 1899, considerado a originária equipe de futebol na história do clube. Essas duas agremiações se uniram em maio de 1911 para dar vida ao Frankfurter FV (Kickers-Viktoria), o qual se uniu ao clube de ginástica Frankfurter Turngemeinde von 1861 para formar o TuS Eintracht Frankfurt von 1861, em 1920.

Pré-Bundesliga

O escudo é inspirado no brasão de armas de Frankfurt.

Na época o esporte na Alemanha era dominado por organizações ginásticas nacionalísticas e, sob a pressão daquelas autoridades esportivas, os ginastas e os jogadores de futebol se separaram novamente, em 1927, constituindo o Turngemeinde Eintracht Frankfurt von 1861 e o Sportgemeinde Eintracht Frankfurt (FFV) von 1899.

Dos anos 1920 aos 1930, o Eintracht venceu uma série de certames locais e regionais, mas não foi muito longe no campeonato nacional, exceção feita, em 1932, quando se classificou em segundo no campeonato alemão. A final foi perdida por 2 a 0 contra o Bayern de Munique. Em 1933, o futebol alemão foi reorganizado em dezesseis ligas, chamadas Gauliga, sob a hegemonia do Terceiro Reich, e o clube jogou na Gauliga Südwest, uma das segunda divisões, terminando quase sempre na primeira metade da classificação e vencendo o seu campeonato em 1938.

Após a Segunda Guerra Mundial, o clube recomeçou de onde havia terminado, demonstrando formação sólida na Oberliga Süd (segunda divisão) e vencendo os torneios divisionais de 1953 e 1959.[3] No rastro do segundo título divisional, o Eintracht colheu depois o seu primeiro sucesso de espessor. Ao bater por 5–3 o Kickers Offenbach, curtiu o título da Alemanha. Na Copa dos Campeões, de 1959-60 foi protagonista de uma cavalgada memorável, terminada com uma derrota por 7–3, na final, contra o fortíssimo Real Madrid. Aquela é considerada ainda hoje uma das partidas mais belas da história do futebol.

Fundador da Bundesliga


O time continuou a jogar um bom futebol e ganhou um lugar entre as dezesseis formações selecionadas para participar da Bundesliga, a nova liga profissional, fundada em 1963.[4][5] O Eintracht jogou nessa divisão por trinta e três temporadas terminando na primeira metade da classificação o máximo de vezes. A sua melhor apresentação foi um terceiro lugar, obtido em cinco ocasiões. Na temporada 1991–92 terminou a somente dois pontos. Naquele tempo a Bundesliga assinalava dois pontos por vitória. Com a introdução dos três pontos, ficou somente a um, na temporada 1995–96 do campeão VfB Stuttgart.

Escapou do rebaixamento em diversas ocasiões. Na temporada 1983–84, derrotou por 6–1 o MSV Duisburg e, em 1988–89, superou por 4–1 o 1. FC Saarbrücken na repescagem promoção-rebaixamento. No fim, o Eintracht deslizou para a Zweite Bundesliga, a segunda divisão alemã, na temporada 1996–97. Sofreu o descenso junto ao Kaiserslautern. Os dois constituíam então dois das quatro equipes presentes na Bundesliga na temporada inaugural.

O Eintracht retornou à Bundesliga após duas temporadas, em 1998–99, e parecia destinado a retroceder novamente na mesma temporada, mas a vitória por 5 a 1 sobre o Kaiserlautern, enquanto o 1.FC Nuremberg perdeu inesperadamente em casa, deu ao Eintracht a possibilidade do salvamento. As duas equipes terminaram a temporada 1998-1999 com o mesmo número de pontos, mas o Nuremberg foi condenado ao descenso pelo critério de confrontos diretos.

Na temporada seguinte, empenhado em uma outra luta para evitar o rebaixamento, o clube foi penalizado em dois pontos pela Federação Alemã por violações financeiras, mas se salvou graças à vitória sobre o SSV Ulm, na última rodada da temporada. A sociedade foi golpeada novamente por dificuldades financeiras antes de cair novamente à segunda divisão.

Desde 1997, o Eintracht tem alternado na disputa das duas divisões maiores e frequentemente mantem o próprio sustento na luta pela salvação. Tendo voltado à Bundesliga, em 2003, foi imediatamente rebaixado à segunda divisão pela terceira vez na sua história. O purgatório da segunda divisão durou porém uma só temporada. Na temporada 2005–06, fechou o campeonato da Bundesliga no décimo-quarto lugar, com somente três pontos de vantagem sobre a zona de descenso. Não muito melhor foi a campanha na temporada seguinte, na qual também ficou na décima-quarta colocação.

A temporada 2007-08 registrou a melhor apresentação do clube nos último treze anos. O Eintracht fechou o campeonato na primeira metade da classificação, conseguindo um nono lugar, o mesmo resultado obtido na temporada 1994-1995, antes que iniciasse o sobe e desce entre primeira e segunda divisão.

Em 2007, descobriu-se que o time tem na Alemanha 10 milhões de torcedores e simpatizantes. Após algumas boas temporadas, em 2010–11, se revela muito negativa. Depois de uma das melhores apresentações no turno de ida, na história do clube, vale recordar a vitória por 1 a 0 sobre o futuro campeão Borússia Dortmund, a equipe inicia o returno com oito partidas sem ao menos assinalar um gol. Depois de ter chamado Christoph Daum para dirigir o time, a agremiação é rebaixada na última rodada em Dortmund, ao perder por 3 a 1.[6] A segunda parte do campeonato para o Eintracht se fecha com uma solitária vitória por 2 a 1 contra o St. Pauli,[7] também rebaixado, com somente 29 pontos.

Sucessos dentro e fora da Alemanha

O clube reuniu notáveis apresentações nas competições internacionais. Perdeu por 7 a 3 a final da Copa dos Campeões, de 1959-1960 contra o Real Madrid, em 18 de maio de 1960 no Hampden Park, em Glasgow, diante de 127 621 espectadores.

Venceu a Copa da Alemanha em 1974, 1975, 1981, 1988 e 2018[8] e conquistou a Copa da Uefa contra uma outra equipe alemã, o Borussia Mönchengladbach, em 1979-1980


O time foi finalista da Copa da Alemanha, em 2006, mas prevaleceu a força do Bayern de Munique,[10] que na qualidade de campeão da Alemanha daquele ano, teve acesso à UEFA Champions League, e assim o Eintracht ganhou a qualificação para a Copa da Uefa.

Rivalidades

O Eintracht disputa seu maior clássico contra o Offenbacher Kickers. Outras partidas importantes entre os torcedores são contra o SV Darmstadt 98,[11] os dois citados rivais do Hesse, e contra Kaiserslautern[12] e 1. FSV Mainz 05,[13] da vizinha Renânia-Palatinado. Também são consideradas importantes os jogos contra outros clubes do Hesse, além do dos dois citados.

Nenhum comentário: