BAHIA CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1959 NADINHO, BETO, HENRIQUE, VICENTE, NENZINHO, FLÁVIO, MÁRIO, MARITO, ALENCAR, LÉO E BIRIBA. TÉCNICO : CARLOS VOLANTE.
Com a unificação dos títulos pela CBF, a história dos campeonatos brasileiros mudou completamente. A antiga Taça Brasil, relegada a um plano menor com a criação do chamado Campeonato Brasileiro em 1971, voltou a ter seu verdadeiro valor consagrando o Bahia como o primeiro campeão do Brasil e dando a outros clubes, também campeões da Taça Brasil, o legítimo direito de serem chamados de Campeões Brasileiros.
A Taça Brasil de 1959, organizada pela antiga CBD, foi criada com o intuito de indicar o representante brasileiro na Taça Libertadores de 1960, Reuniu 16 campeões estaduais e mais os campeões de São Paulo e do Distrito Federal ( na época o Rio de Janeiro ) que já entravam na fase final.
Dividida em três fases no sistema mata-mata, a primeira fase reuniu os clubes em quatro grupos : Grupo Nordeste, Grupo Norte, Grupo Leste e Grupo Sul. Na segunda fase , os vencedores dos Grupos Nordeste e Norte disputaram o título da Zona Norte e os dos Grupos Leste e Sul o da Zona Sul. Já a fase final foi disputada entre os campeões da Zona Norte , Sul e os representates de São Paulo e do Rio de Janeiro ( antigo Distrito Federal ) inscritos diretamente nesta fase.
Participaram da Taça Brasil de 1959 : ABC de Natal , Atlético Mineiro, Auto Esporte da Paraíba, Atlético Paranaense , Bahia , Ceará , CSA de Alagoas, Ferroviário do Maranhão, Grêmio, Hercílio Luz de Santa Catarina, Manufatora ( Campeão Fluminense de 1958 ) , Rio Branco do Espírito Santo , Santos, Sport, Tuna Luso do Pará e Vasco da Gama.
A fase final foi uma melhor de três entre o Bahia e o Santos de Pelé, Campeão Mundial com a Seleção Brasileira em 1958 na Suécia. Nessa época o time paulista era considerado por muitos o melhor time do planeta.
Na primeira partida da série, em plena Vila Belmiro, o Bahia não tomou conhecimento do Peixe e venceu por 3 x 2. Já na segunda partida, na Fonte Nova, o Santos deu o troco e ganhou por 2 x 0.
A grande finalíssima foi jogada em pleno Maracanã no dia 29 de Março de 1960 e o Tricolor da Boa Terra mais uma vez mostrou sua força derrotando o poderoso Santos por 3x 1 com gols de Vicente, Léo e Alencar, com Coutinho descontando para os paulistas.
Bahia : Nadinho, Beto , Henrique, Vicente, Nenzinho , Flávio , Mário , Marito , Alencar, Léo e Biriba. Técnico : Carlos Volante.
Santos : Lalá, Getúlio, Mauro, Formiga, Zé Carlos, Zito , Mário, Dorval, Pagão, Coutinho e Pepe. Técnico : Lula.
Antes de chegar a grande final o Bahia eliminou CSA, Ceará, Sport e o Vasco nas semifinais.
O Bahia disputou ao todo 14 jogos: venceu nove, empatou dois e perdeu três. Marcou 25 gols e sofreu 18. Consagrou ainda Léo como o artilheiro do campeonato com 8 gols.
Nenhum comentário:
Postar um comentário