segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

CAMPEÕES DA FÓRMULA 1 - GRAHAM HILL



Norman Graham Hill ou mais conhecido no automobilismo como Graham Hill (Hampstead15 de fevereiro de 1929 — 29 de novembro de 1975) foi um piloto britânico nascido na Inglaterra bicampeão mundial de Fórmula 1 em 1962 e 1968. Ele esteve na categoria por 18 temporadas entre 1958 e 1975, foi também dono de equipe. Ele é o único piloto a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo — 24 horas de Le Mans (em 1972), 500 milhas de Indianápolis (em 1966) e Grande Prêmio de Mônaco (em 1963196419651968 e 1969).
Hill e seu filho Damon, até 2016, eram os únicos pai e filho a ter ganho o Campeonato Mundial de Fórmula 1. Neto do Hill, Josh Hill, filho de Damon, também fez sua carreira através das categorias e aposentou-se na Fórmula 3 em 2013 com a idade de 22 anos.
Ele recebeu o apelido de Mr. Mônaco, em função das cinco vitórias em Monte Carlo na década de 1960: 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969 - sua última vitória na categoria. A sua marca foi superada 24 anos depois pelo brasileiro Ayrton Senna, que obteve a sexta em 1993. O seu sobrenome Hill não tem nenhum grau de parentesco com Phil Hill, piloto norte-americano campeão de Fórmula 1 em 1961.

Nascido em Hampstead, Londres, Graham ficou conhecido durante a parte final de sua carreira por sua inteligência e paciência. Ele iniciou sua carreira na Fórmula 1 aos 29 anos correndo pela Lotus. Depois de dois anos sem marcar sequer um ponto, entrou na BRM, e venceu seu primeiro campeonato em 1962. Ainda na BRM, ele foi vice-campeão em 1963, 1964 e 1965. Seu segundo título veio depois de voltar para a Lotus em 1968. Nesse mesmo ano, ele venceu o GP da Espanha com a Lotus patrocinada pela Gold Leaf, na primeira aparição de um carro estampado por uma empresa tabagista sem vínculo com o meio automobilístico.
Graham sobreviveu a vários acidentes antes de se aposentar aos 46 anos e montar sua própria equipe, Embassy Hill na Fórmula 1.
Em 29 de novembro de 1975, um sábado, uma intensa neblina envolvia Londres, na Inglaterra, à noite. O pequeno avião bimotor particular de matrícula norte-americana, um Piper Aztec, solicitou autorização de pousar no aeroporto de Heathrow. A pista estava fechada. Tentou em Gatwick; também fechado. Como última opção, voou para o pequeno aeroporto de Elstree, em Barnet, 16 quilômetros ao norte de Londres, voando baixo e com uma visibilidade de 100 metros. No clube Arkley, um campo de golfe, a 3 km da pista, houve um choque com algumas árvores, a queda, a explosão. 6 pessoas morreram na hora. Entre elas, Graham Hill, 46 anos.
O reconhecimento oficial foi feito através de sua ficha dentária. Os corpos, carbonizados, estavam irreconhecíveis. O avião vinha sob seu comando, de um voo que começara 10 minutos antes do acidente. Na Europa, 18 horas e 30 minutos em Marselha, França, Graham Hill tinha passado o dia no autódromo de Paul Ricard fazendo testes no novo carro de sua equipe.
Além dele, dentro do avião estavam 5 membros da equipe, incluindo o engenheiro, três mecânicos e o piloto da equipe de F1 e compatriota de Hill, Tony Brise.
Graham era casado com Bette Hill desde 1955 e deixou três filhos: Brigitte (mais velha), Damon Hill (do meio, que depois se tornaria campeão mundial de Fórmula 1 em 1996) e Samantha. Seu funeral foi na abadia de St Albans, e ele está enterrado na igreja de St Botolphs em Shenley.
Em 1990, Graham foi introduzido ao International Motorsports Hall of Fame.

Resultados na Fórmula 1



AnoEquipeChassisMotor123456789101112131415PontosPosição
1958Team LotusLotus 12Climax FPF L4MON
Ret
D
HOL
Ret
D
BEL
Ret
D
0NC
(22º)
Lotus 16FRA
Ret
D
GBR
Ret
D
GER
Ret2
D
POR
Ret
D
ITA

D
MAR
16º
D
1959Team LotusLotus 16Climax FPF L4MON
Ret
D
HOL

D
FRA
Ret
D
GBR

D
GER
Ret
D
POR
Ret
D
ITA
Ret
D
0NC
(25º)
1960Owen Racing OrganisationBRM P25BRM P25 L4ARG
Ret
D
415º
BRM P48MON

D
HOL

D
BEL
Ret
D
FRA
Ret
D
GBR
Ret
D
POR
Ret
D
EUA
Ret
D
1961Owen Racing OrganisationBRM P48/57BRM FPF L4MON
Ret
D
HOL

D
BEL
Ret
D
FRA

D
GBR
Ret
D
GER
Ret
D
ITA
Ret
D
EUA

D
316º
1962Owen Racing OrganisationBRM P57BRM P56 V8HOL

D
MON

D
BEL

D
FRA

D
GBR

D
GER

D
ITA

D
EUA

D
RSA

D
421
(52)
1963Owen Racing OrganisationBRM P57BRM P56 V8MON

D
BEL
Ret
D
HOL
Ret
D
GBR

D
GER
Ret
D
EUA

D
MEX

D
RSA

D
29
BRM P61FRA
3
D
ITA
16º
D
1964Owen Racing OrganisationBRM P261BRM P60 V8MON

D
HOL

D
BEL

D
FRA

D
GBR

D
GER

D
AUT
Ret
D
ITA
Ret
D
EUA

D
MEX
11º
D
391
(41)
1965Owen Racing OrganisationBRM P261BRM P60 V8RSA

D
MON

D
BEL

D
FRA

D
GBR

D
HOL

D
GER

D
ITA

D
EUA

D
MEX
Ret
D
401
(47)
1966Owen Racing OrganisationBRM P261BRM P75 V8MON

D
BEL
Ret
D
FRA
Ret
D
GBR

D
HOL

D
GER

D
17
BRM P83BRM P60 H16ITA
Ret
D
EUA
Ret
D
MEX
Ret
D
1967Team LotusLotus 43BRM P75 H16RSA
Ret
F
15
Lotus
33
Ford Cosworth
DFV V8
MON

F
Lotus 49HOL
Ret
F
BEL
Ret
F
FRA
Ret
F
GBR
Ret
F
GER
Ret
F
CAN

F
ITA
Ret
F
EUA

F
MEX
Ret
F
1968Team LotusLotus 49Ford Cosworth
DFV V8
RSA

F
48
Gold Leaf Team LotusLotus 49BESP

F
MON

F
BEL
Ret
F
HOL

F
FRA
Ret
F
GBR
Ret
F
GER

F
ITA
Ret
F
CAN

F
EUA

F
MEX

F
1969Gold Leaf Team LotusLotus 49BFord Cosworth
DFV V8
RSA

F
ESP
Ret
F
MON

F
HOL

F
FRA

F
GBR

F
GER

F
ITA

F
CAN
Ret
F
EUA
Ret
F
19
1970Rob Walker Racing TeamLotus 49CFord Cosworth
DFV V8
RSA

F
ESP

F
713º
Brooke Bond Oxo Racing/
Rob Walker
MON

F
BEL
Ret
F
HOL
NC
F
FRA
10º
F
GBR

F
GER
Ret
F
Lotus 72CITA
DNS
F
CAN
NC
F
EUA
Ret
F
MEX
Ret
F
1971Motor Racing
Developments Ltd
Brabham BT33Ford Cosworth
DFV V8
RSA

G
221º
Brabham BT34ESP
Ret
G
MON
Ret
G
HOL
10º
G
FRA
Ret
G
GBR
Ret
G
GER

G
AUT

G
ITA
Ret
G
CAN
Ret
G
EUA

G
1972Motor Racing
Developments Ltd
Brabham BT33Ford Cosworth
DFV V8
ARG
Ret
G
RSA

G
415º
Brabham BT37ESP
10º
G
MON
12º
G
BEL
Ret
G
FRA
10º
G
GBR
Ret
G
GER

G
AUT
Ret
G
ITA

G
CAN

G
EUA
11º
G
1973Embassy Hill RacingShadow DN1Ford Cosworth
DFV V8
ESP
Ret
G
BEL

G
MON
Ret
G
SUE
Ret
G
FRA
10º
G
GBR
Ret
G
HOL
NC
G
GER
13º
G
AUT
Ret
G
ITA
14º
G
CAN
16º
G
EUA
13º
G
0NC
(26º)
1974Embassy Racing
with Graham Hill
Lola T370Ford Cosworth
DFV V8
ARG
Ret
G
BRA
11º
G
RSA
12º
G
ESP
Ret
G
BEL

G
MON

G
SUE

G
HOL
Ret
G
FRA
13º
G
GBR
13º
G
GER

G
AUT
12º
G
ITA

G
CAN
14º
G
EUA

G
118º
1975Embassy Racing
with Graham Hill
Lola T370Ford Cosworth
DFV V8
ARG
10º
G
BRA
12º
G
RSA
NQ
G
0NC
(28º)
Hill GH1MON
NQ
G

Nenhum comentário: