Philip Toll Hill Jr., (Miami, 20 de abril de 1927 – Salinas, 28 de agosto de 2008) foi um piloto automobilístico norte-americano, campeão mundial de Fórmula 1 em 1961 . Foi o primeiro americano de nascimento que ganhou um campeonato de Fórmula 1, alcançado em 1961. Ele também foi o quarto em 1959, quinto em 1960 e sexto em 1962, sempre como um piloto Scuderia Ferrari, obtendo um total de três vitórias e 16 pódios.
Além disso, Hill venceu três vitórias na 24 Horas de Le Mans de 1958, 1961 e 1962, três na 12 Horas de Sebring 1958, 1959 e 1961, e duas no 1000 km Nürburgring de 1962 e 1966, entre outras realizações no Campeonato Mundial de Resistência, em sua maioria, também com a Ferrari.
Phil Hill cresceu em Santa Mônica, Califórnia, onde viveu até sua morte. Começou a pilotar bem jovem, indo para a Inglaterra como piloto de Jaguar em 1949 e assinando com a equipe de Enzo Ferrari em 1956. Ele estreou no Grande Prêmio da França em Reims em 1958dirigindo um Maserati. Naquele mesmo ano, ele venceu as 24 horas de Le Mans com o companheiro de equipe, o belga Olivier Gendebien (1924-1998), dirigindo a noite em terríveis condições, já que chovia muito. Ele e Gendebien venceriam a competição mais duas vezes.
Em 1961, Phil Hill venceu as 24 Horas de Le Mans novamente e o campeonato de Fórmula 1 dirigindo pela Ferrari, embora em parte devido a morte de seu companheiro de equipe e principal rival no campeonato Wolfgang Von Trips. Depois de deixar a Ferrari no final de 1962, ele continuou na Fórmula 1 por alguns anos mais até trocá-la por corridas com carros esporte.
Phil Hill é lembrado por ter vencido a primeira e a última corrida de sua carreira: a primeira em Peeble Beach, na Califórnia, e a última nos 1000 km de Brands Hatch, na Inglaterra, em 1967. E é o campeão do mundo com menos vitórias na F1: apenas três (Itália 60/61 e Bélgica 61).
Em 1991, ele foi incluído no International Motorsports Hall of Fame.
Seu filho Derek correu na Fórmula 3000 em 2003.
Faleceu aos 81 anos. Phil sofria de Mal de Parkinson.
Ele foi o único piloto nascido nos Estados Unidos a ser campeão mundial de Fórmula 1. O outro norte-americano a ser campeão mundial, Mario Andretti, nasceu na Itália e emigrou para a América aos dezoito anos, tornando-se cidadão americano e fazendo carreira no esporte com esta nacionalidade. Phil não tem nenhum grau de parentesco com Graham Hill, apesar do mesmo sobrenome.
Posição de chegada nas corridas de Fórmula 1
Temporada | Equipe | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | Pontos | Classificação |
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1966 | Anglo American Racers | Eagle T1G | Climax L4 | ITA NQ | 0 | NC | ||||||||||
1964 | Cooper Car Company | Cooper T73 | Climax V8 | MON 9º | HOL 8º | BEL Ret | FRA 7º | GBR 6º | ALE Ret | EUA Ret | MEX 9º | 1 | 19º | |||
Cooper T66 | AUT Ret | |||||||||||||||
1963 | Automobili Turismo e Sport | ATS100 | ATS V8 | BEL Ret | HOL Ret | ITA 11º | EUA Ret | MEX Ret | 0 | NC | ||||||
Ecurie Filipinetti | Lotus 24 | BRM V8 | FRA NC | |||||||||||||
1962 | Scuderia Ferrari SpA SEFAC | Ferrari 156 | Ferrari V6 | HOL 3º | MON 2º | BEL 3º | GBR Ret | ALE Ret | ITA 11º | 14 | 6º | |||||
Porsche System Engineering | Porsche 804 | Porsche F8 | EUA DNS | |||||||||||||
1961 | Scuderia Ferrari SpA SEFAC | Ferrari 156 | Ferrari V6 | MON 3º | HOL 2º | BEL 1º | FRA 9º | GBR 2º | ALE 3º | ITA 1º | 341 (38) | 1º | ||||
1960 | Scuderia Ferrari | Ferrari 246F1 | Ferrari V6 | ARG 8º | MON 3º | HOL Ret | BEL 4º | FRA 12º | GBR 7º | POR Ret | ITA 1º | 16 | 5º | |||
Yeoman Credit Racing Team | Cooper T51 | Climax L4 | EUA 6º | |||||||||||||
1959 | Scuderia Ferrari | Ferrari 246F1 | Ferrari V6 | MON 4º | HOL 6º | FRA 2º | ALE 3º | POR Ret | ITA *2º | EUA Ret | 20 | 4º | ||||
1958 | Jo Bonnier | Maserati 250F | Maserati L6 | FRA 7º | 9 | 10º | ||||||||||
Scuderia Ferrari | Ferrari 246 F1 | Ferrari V6 | ALE 9º | ITA *3º | MAR 3 |
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