sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

CAMPEÕES DA FÓRMULA 1 - JACK BRABHAM 60/59



Sir John Arthur Brabham, conhecido como Jack Brabham (Hurstville, 2 de abril de 1926 — Gold Coast, 19 de maio de 2014),[1] foi um automobilista australiano que venceu os campeonatos de Fórmula 1 em 1959, 1960 e 1966.
Brabham é de uma segunda geração de australianos, filho de um dono de mercearia em Hurstville, perto de Sydney. Ele abandonou a escola aos 15 para trabalhar em uma oficina.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Brabham serviu na Royal Australian Air Force. Em 1946 abriu uma pequena oficina. Também corria de kart e na sua primeira temporada venceu o campeonato NSW e formou uma parceria com Ron Tauranac.
Em 1955, estreou no Grande Prêmio da Grã-Bretanha pilotando um Cooper. No campeonato de 1959, Brabham venceu o campeonato. Um fato curioso é que para ser campeão, ele teve de empurrar seu carro na reta final do GP dos Estados Unidos. Brabham liderava a última prova da temporada quando, a pouco mais de 300 metros da bandeira quadriculada, a gasolina acabou. Não vendo outra alternativa, ele saltou do cockpit e arrastou seu Cooper para um honroso quarto lugar. O resultado lhe deu pontos suficientes para superar o inglês Tony Brooks na briga pelo título e, de quebra, garantiu o título de construtores para a sua equipe.[2]
Ele voltou a ser campeão em 1960, novamente com a equipe Cooper.

Brabham levou o Cooper campeão de Fórmula 1 para o Indianapolis Motor Speedway para testes logo após a temporada de 1960 e competiu nas 500 Milhas de Indianápolis com uma versão modificada de um carro de Fórmula 1 em 1961. O carrinho engraçado da Europa foi ridicularizado pelas outras equipes, mas chegou a estar em terceiro e terminou a corrida em 9º lugar.
Em 1961, o piloto fundou a sua equipe Brabham com Ron Tauranac. Pouco antes, havia sido colocada uma limitação de 1500 cilindradas nos motores da Fórmula 1, o que não foi bom para Brabham, que não venceu nenhuma corrida com o novo carro no campeonato de 1962. A primeira vitória da equipe veio no Grande Prêmio da França de 1964 com Dan Gurney1966, a regra mudou para 3000 cilindradas e Brabham com um Brabham-Repco venceu o campeonato pela terceira vez e a primeira ostentando como dono de equipe. 1967, o título veio com seu companheiro de equipe Denny Hulme1970, ele venceu a prova de abertura, o Grande Prêmio da África do Sul, a última da sua carreira. Brabham se aposentou e logo após parou completamente com as corridas, vendendo sua equipe para Tauranac antes de retornar para a Austrália.
Os seus três filhos, GeoffGary e David, também foram pilotos de corrida.
Jack Brabham tornou-se membro do International Motorsports Hall of Fame em 1990.


Resultados na Fórmula 1


AnoEquipeChassisMotor12345678910111213PontosPosição
1955Cooper Car CompanyCooper T40Bristol BS1 L6GBR
Ret
D
0NC
(53º)
1956Jack BrabhamMaserati 250FMaserati 250F1 L6GBR
Ret
D
0NC
(73º)
1957Cooper Car CompanyCooper T43Climax FPF L4MON

A
0NC
(23º)
FRA
2
D
GER
Ret3
D
PES
3
D
1958Cooper Car CompanyCooper T45Climax FPF L4MON

D
HOL

D
BEL
Ret
D
FRA

D
GBR

D
GER
Ret3
D
POR

D
ITA
Ret
D
MAR
11º3
D
318º
1959Cooper Car CompanyCooper T51Climax FPF L4MON

D
HOL

D
FRA

D
GBR

D
GER
Ret
D
POR
Ret
D
ITA

D
EUA

D
311
(34)
1960Cooper Car CompanyCooper T51Climax FPF L4ARG
Ret
D
43
Cooper T53MON
DSQ
D
HOL

D
BEL

D
FRA

D
GBR

D
POR

D
EUA

D
1961Cooper Car CompanyCooper T55Climax FPF L4MON
Ret
D
HOL

D
BEL
Ret
D
FRA
Ret
D
GBR

D
411º
Cooper T58Climax FWMV V8GER
Ret
D
ITA
Ret
D
EUA
Ret
D
1962Brabham Racing
Organisation
Lotus 24Climax FWMV V8HOL
Ret
D
MON

D
BEL

D
FRA
Ret
D
GBR

D
9
Brabham BT3GER
Ret
D
EUA

D
RSA

D
1963Brabham Racing
Organisation
Lotus 25Climax FWMV V8MON

D
14
Brabham BT3BEL
Ret
D
ITA

D
Brabham BT7HOL
Ret
D
FRA

D
GBR
Ret
D
GER

D
EUA

D
MEX

D
RSA
13º
D
1964Brabham Racing
Organisation
Brabham BT7Climax FWMV V8MON
Ret
D
HOL
Ret
D
BEL

D
FRA

D
GBR

D
GER
12º
D
11
Brabham BT11AUT

D
ITA
14º
D
EUA
Ret
D
MEX
15º
D
1965Brabham Racing
Organisation
Brabham BT11Climax FWMV V8RSA

G
MON
Ret
G
BEL

G
GBR
DNS
G
GER

G
EUA

G
MEX
Ret
G
910º
1966Brabham Racing
Organisation
Brabham BT19Repco 620 V8MON
Ret
G
BEL

G
FRA

G
GBR

G
HOL

G
GER

G
ITA
Ret
G
421
(45)
Brabham BT20EUA
Ret
G
MEX

G
1967Brabham Racing
Organisation
Brabham BT20Repco 740 V8RSA

G
461
(48)
Brabham BT19MON
Ret
G
HOL

G
Brabham BT24BEL
Ret
G
FRA

G
GBR

G
GER

G
CAN

G
ITA

G
EUA

G
MEX

G
1968Brabham Racing
Organisation
Brabham BT24Repco 740 V8RSA
Ret
G
223º
Brabham BT26Repco 860 V8ESP
DNS
G
MON
Ret
G
BEL
Ret
G
HOL
Ret
G
FRA
Ret
G
GBR
Ret
G
GER

G
ITA
Ret
G
CAN
Ret
G
EUA
Ret
G
MEX
10º
G
1969Motor Racing
Developments Ltd
Brabham BT26AFord Cosworth
DFV V8
RSA
Ret
G
ESP
Ret
G
MON
Ret
G
HOL

G
ITA
Ret
G
CAN

G
EUA

G
MEX

G
1410º
1970Motor Racing
Developments Ltd
Brabham BT33Ford Cosworth
DFV V8
RSA

G
ESP
Ret
G
MON

G
BEL
Ret
G
HOL
11º
G
FRA

G
GBR

G
GER
Ret
G
AUT
13º
G
ITA
Ret
G
CAN
Ret
G
EUA
10º
G
MEX
Ret
G
25


Nenhum comentário: