domingo, 30 de julho de 2017

LUVERDENSE ESPORTE CLUBE - LUCAS DO RIO VERDE [ MT ]

LUVERDENSE ESPORTE CLUBE


História

Após a iniciativa da Federação Matogrossense de Futebol, na pessoa do presidente Dr. Carlos Orione, o prefeito municipal, Sr. Otaviano Olavo Pivetta, aceitou o convite da federação para disputar o Campeonato Mato-Grossense de Futebol de 2004. Pessoas da sociedade foram convidadas a fazer com que Lucas do Rio Verde fosse representar sua cidade no cenário futebolístico e assim surgiu a associação denominada Luverdense Esporte Clube, um clube sem fins lucrativos da sociedade Luverdense, com fundação em 24 de janeiro de 2004.
Foi o primeiro campeão da Copa Governador de Mato Grosso, levando o título em 2004, feito que se repetiu em 2007 e 2011.
A equipe disputou a Copa do Brasil de 2010, e foi eliminada da competição pelo Coritiba, ao ser derrotada por dois placares de 1 a 0. No mesmo ano, ficou em nono na Serie C do Campeonato Brasileiro de Futebol.
O clube decidiu contra o Ituiutaba quem iria passar para a segunda fase da Série C de 2010. Bastava empatar para fazer a melhor campanha nacional de sua história, que poderia ser encerrada com um acesso para a Série B de 2011. Mas a equipe foi derrotada por 3 a 1 em Ituiutaba e eliminada ainda na primeira fase da competição.

2011 a 2012: Títulos estaduais e quase acesso

Em 2011, disputa novamente a Série C do Campeonato Brasileiro. O clube conseguiu passar para a segunda fase da competição ao derrotar o Águia de Marabá por 1 a 0, em Lucas do Rio Verde, sob olhares de 5.730 pagantes. Para confirmar a classificação, era preciso que o STJD negasse o recurso pedido pelo Rio Branco, após ter sido punido pelo mesmo. O Luverdense chegou a ser mencionado na segunda fase, mas com o recurso do Rio Branco, o Luver acabou eliminado. Pouco tempo depois, houve um novo julgamento e a equipe acriana foi condenada e eliminada da Série C de 2011. Um dia depois, 14 de outubro de 2011, a CBF oficializou a volta do Luverdense para a segunda fase.
No mesmo ano, foi realizada na capital do estado a primeira edição da Copa Pantanal. Um quadrangular com o Luverdense, Cuiabá Esporte ClubeSport Club Internacional (RS) e Cruzeiro Esporte Clube (MG), onde o LEC sagrou-se campeão da competição.
A campanha nacional de 2011 foi o início de uma quebra de recordes de rivais de seu próprio estado. Disputando paralelamente com o nacional, o Luverdense é tricampeão invicto da Copa MT ao derrotar o Operário de Várzea Grande por 1x0, no Passo das Emas.
Na 2ª Fase, o Luverdense foi eliminado com uma campanha de 6 jogos, 3 empates e 3 derrotas. Mesmo assim, o Luverdense conquistou uma ótima campanha em nacionais, ficando com a 8ª colocação.
Ao final de 2011, a CBF divulgou um novo Ranking Nacional de Clubes para 2012, com a nova atualização o Luverdense ganhou 29 posições deixando a 185º colocação e assumindo a 156º posição, e consequentemente, a 5ª colocação de Times Mato-grossenses mais bem posicionados no Ranking, atrás de Mixto, União, Operário e Barra do Garças. No mesmo dia, a tabela da Copa do Brasil 2012 foi divulgada, e nela ficou decidido que o Luverdense pegaria o Paraná Clube na primeira fase da competição. Um fato curioso, onde nas duas estreias e participações do Alviverde na Copa do Brasil, em ambas pegou um time paranaense logo de cara.
No dia 7 de março de 2012, o Luverdense estreou na Copa do Brasil recebendo o Paraná Clube. O jogo de ida terminou igualado em 2x2, com o Paraná empatando nos últimos minutos da partida e deixando um gosto amargo para os mais de 3 mil torcedores que ali estavam no Passo das Emas. Uma semana depois, Paraná e Luverdense voltaram a se enfrentar, só que na Vila Capanema. O LEC jogou melhor no primeiro tempo inteiro, chegando a estufar as redes com Valdir Papel, mas o bandeira acabou anulando o gol. No 2º tempo, o Paraná acabou fazendo 2x0 e levando a classificação. A Copa do Brasil 2012 foi marcada por ser a primeira vez em que o Luverdense marcou ponto e seus gols.
Assim como em 2009, a torcida do Verdão sofreu até o último momento da final do Estadual. Na partida de ida, o Luverdense venceu o Cuiabá por 1x0 jogando no Passo das Emas e na volta acabou sendo derrotado com gol de Jean. Repetindo a campanha da primeira conquista, o Verdão do Norte decidiu o campeonato nos pênaltis e com uma belíssima atuação de Fernando Wellington, que defendeu os 3 pênaltis do Cuiabá, o Luverdense se sagrou Bicampeão Mato-grossense em 2012
Por conta do imbróglio jurídico nas Séries C e D de 2012, o Luverdense aproveitou a paralisação para participar da 2ª Edição da Copa Pantanal de Futebol, que também contou com Cuiabá, Mixto e Caxias. Nas semifinais, o Luverdense goleou o Mixto por 3 a 0 com gols de Valdir Papel, Rafael Tavares (Rubinho) e Pablo.[3][4] Na final, a equipe foi derrotada pelo Caxias por 2 a 0 com gols quase ao término da partida.[5]
Classificado com 5 rodadas de antecedência no Grupo A, o Luverdense avançou como vice-líder somando 34 pontos em 18 jogos na primeira fase em um grupo com os times ditos tradicionais do Brasil, como o Fortaleza, o Paysandu, o Treze e o Santa Cruz. Na 2ª Fase, a equipe foi até Chapecó/SC enfrentar a Chapecoense e acabou sendo derrotado por 3x0. No jogo de volta, com uma missão quase que impossível, o Luverdense, com o apoio de 5.720 torcedores, venceu a Chapecoense por 1x0 e não conseguiu reverter o placar agregado do 1º jogo, sendo assim o LEC adiou mais uma vez o sonho de conquistar o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em contrapartida, o Verdão conquistou a sua melhor campanha em Nacionais, ficando com o 6º lugar na classificação geral do campeonato.

2013: Acesso para Série B e boa campanha na Copa do Brasil

O Luverdense escreveu mais um importante capítulo de sua história, eliminou o Tupi-MG, com uma vitória de 3x0 em seus domínios, passando pela primeira vez em sua história da fase inicial da Copa do Brasil de 2013. Na segunda fase, o LEC enfrentou o tradicional Bahia e o eliminou em plena Arena Fonte Nova, em Salvador, isso porque, na partida de ida o Luverdense venceu por 2x0 e na volta perdeu de apenas 1x0. Na terceira fase da competição, o Luverdense eliminou o histórico Fortaleza, com um empate de 0x0 em Fortaleza, e uma vitória de 2x1 no Passo. Nas Oitavas-de-Final, o Luverdense recebeu o Corinthians, no Passo das Emas, e venceu com gol de Tozin ao final da partida. Em contrapartida, no jogo da volta, o clube perdeu de 2x0 no Pacaembu e acabou eliminado da competição com uma campanha histórica e emblemática, sendo até apelidado de "Tolima do Cerrado", em analogia com a recente eliminação do clube paulistano para a equipe colombiana na Libertadores.
Sob olhares de 5.260 pessoas, o Luverdense conquistou o tão sonhado acesso para a Série B 2014 ao vencer o Caxias com duas vitórias, 2x1 em Caxias do Sul e 2x0 em Lucas do Rio Verde. Com esse feito após 18 anos, o Verdão do Norte recoloca Mato Grosso na 2ª Divisão Nacional. Na semi-final, o LEC enfrentou o Santa Cruz e foi eliminado com duas derrotas, 0x2 em Lucas do Rio Verde e 1x2 em Recife.[6] Com o termino da temporada, o Luverdense encerrou a competição na 3ª colocação da Série C, um feito histórico para o clube que completaria 10 anos no ano seguinte.

2014 a 2016: Estreia na Série B e estabelecimento no cenário nacional

Em 2014, o Luverdense foi vice-campeão mato-grossense, sendo primeiro colocado no seu grupo, e posteriormente eliminando o Cacerense nas quartas-de-final, o CEOV na semi-final e parando no Cuiabá na grande finalíssima com duas derrotas por 1x0, como vice-campeão garantiu vaga na Copa do Brasil e Copa Verde 2015.
Fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B contra o Vila Nova no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, empatando em 0x0, venceu o Vasco por 2x1 na Arena Pantanal, em Cuiabá, e estreou no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, contra o Bragantino com um vitória de 2x0.
Em 2015, o Alviverde terminou com duas eliminações nas semi-finais (Copa Verde e Estadual), além de fazer uma campanha de recuperação na Série B depois de ter um início pífio. O clube alviverde encerrou com a melhor campanha de sua história; uma 10ª colocação na Série B.
Em 2016, o Luverdense foi eliminado logo de cara na Copa Verde com duas derrotas para o Vila Nova. A recuperação veio ainda no primeiro semestre com o Tricampeonato Estadual diante do arquirrival Sinop. Na Série B, o clube terminou a competição na 9ª colocação, sendo a segunda que menos perdeu em 38 rodadas, diminuição de quase 50% das derrotas nas temporadas anteriores. Com a posição citada, o LEC garantiu a sua 4ª participação na Série B do Campeonato Brasileiro em 2017.

2017: Rompimento de fronteiras e a primeira conquista fora do estado

O primeiro semestre de 2017 ficará marcado na história do Verdão do Norte como sendo o rompimento das fronteiras do estado do Mato Grosso com o título invicto da Copa Verde 2017, o primeiro do clube fora do solo mato-grossense. Em 8 jogos, o LEC venceu 6 e empatou outros 2, marcando 20 gols durante a competição e sofrendo apenas 7. Na finalíssima, o Luverdense encarou o velho conhecido Paysandu e buscou o empate, diante de 28 mil pagantes, após ter vencido o primeiro jogo, em Cuiabá, por 3x1. Com o título, o Alviverde garante vaga nas Oitavas da Copa do Brasil de 2018 e na Taça Asa Branca 2018. Ainda no primeiro semestre grandioso da equipe, o Luverdense avançou até a terceira fase da Copa do Brasil 2017, enfrentando URTAvaí e reencontrando o Corinthians, sendo eliminado pelo algoz paulista novamente, com um empate na Arena Corinthians e outra derrota na Arena Pantanal. No estadual, o clube sucumbiu nos pênaltis diante do Cuiabá em duelo das semifinais.


CAMPEÃO MATO-GROSSENSE 2009 - ÉDER SILVA, MARQUINHOS, ZÉ ROBERTO, RONALDO, PAULINHO e FELIPE, MACAÉ, BOJE, MAICON GAÚCHO, ODIL e JUNIOR ROCHA





Nenhum comentário: