segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

CAMPEÕES DA FÓRMULA 1 - ALBERTO ASCARI 53/52






Alberto Ascari (Milão13 de julho de 1918 — Monza26 de maio de 1955) foi um piloto de Fórmula 1 e uma das primeiras estrelas da Ferrari.


Nascido em MilãoItália, Ascari tinha a velocidade nas suas veias, seu pai Antonio Ascari foi um talentoso piloto nos anos 1920, correndo com Alfa Romeos. Antonio morreu enquanto liderava o Grande Prêmio da França em 1925 mas o jovem Ascari tinha interesse em corridas ao invés de ódio. Ele pilotou motocicletas no princípio de sua carreira; foi depois que ele entrou na prestigiada Mille Miglia num carro esporte da Ferrari que ele começou a pilotar veículos de quatro rodas.
Sua carreira de piloto foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, depois começou a correr Grandes Prêmios com a Maserati. Seu companheiro de equipe Luigi Villoresi, que foi mentor e amigo de Alberto. Ele venceu seu primeiro Grande Prêmio em San Remo, Itália em 1948 e venceu outra corrida no ano seguinte pela mesma equipe. Seu maior sucesso depois de se juntar a Villoresi na Ferrari; ele venceu mais três corridas.

A primeira temporada oficial de Fórmula 1 começou em 1950 e a Ferrari estreou em Monte Carlo com Ascari, Villoresi e o popular piloto francês Raymond Sommer na equipe. Ascari terminou em segundo na corrida e depois no ano compartilhou o segundo lugar na primeira corrida em Monza. Ele foi apenas o quinto no campeonato. Ele venceu sua primeira corrida de F1 na temporada seguinte, em 1951 em Nurburgring e venceu também em Monza, terminando em 2º atrás do argentino Juan Manuel Fangio.
Devido ao sucesso na EuropaEnzo Ferrari forneceu um carro a Alberto para a Indianapolis 500 em 1952. Ascari foi o único piloto europeu a correr na Indy em 11 anos de Fórmula 1, mas seu dia acabou em 40 voltas. Aquela foi a única vez que ele não venceu um corrida de F1 naquela temporada. A Ferrari de Ascari dominou em 1952, vencendo todas as seis corridas na Europa daquela temporada e tendo a volta mais rápida em todas as corridas. Ele quase marcou a quantidade máxima de pontos que um piloto podia conseguir.
Ele venceu mais três corridas consecutivas no começo da temporada de 1953, dando a ele nove vitórias consecutivas (não contando a Indy) antes do término da série quando terminou em quarto na França, esta que foi uma corrida muito disputada. Ele venceu mais duas vezes no ano dando-lhe mais um título mundial. Ascari não continuou em 1954devido a não finalizar quatro corridas, embora ele tenha vencido em Mille Miglia.
Sua temporada de 1955 começou de maneira similar, abandonando duas vezes, o último foi um espetacular acidente em Mônaco onde ele bateu dentro do porto depois de passar por uma chicane. Uma semana depois, em 26 de Maio, ele foi a Monza para testar um carro esporte Ferrari e bateu em uma das curvas. Ele morreu no acidente, uma morte que ainda é um tanto misteriosa. A curva onde o acidente aconteceu ganhou seu nome, a Variante Ascari.

Alberto Ascari está enterrado próximo a seu pai no Cimitero Monumentale em Milão.
Em 1992, ele foi indicado para o International Motorsports Hall of Fame.
Ascari , junto a Varzi é considerado o melhor piloto italiano depois de Nuvolari, ambos seguidos, de acordo com uma quase unanimidade por Nino Farina. Além de ter sido o mais duro rival de Juan Manuel Fangio. Alberto venceu 47 de 56 corridas internacionais das quais participou. Embora seja uma opinião minoritária, alguns, como Mario Andretti, o consideram superior ao próprio Fangio.
Foi eleito pela revista Inglesa "Times" como o décimo primeiro melhor piloto de F1 de todos os tempos, O primeiro da lista é Jim Clark seguido de Ayrton Senna e Michael Schumacher em terceiro.




Resultados na Fórmula 1

AnoEquipeChassisMotor123456789PontosPosição
1950Scuderia FerrariFerrari 125Ferrari V12cGBRMON

P
IndySUI
Ret
P
FRA
DNS
P
11
Ferrari 275Ferrari V12BEL

P
Ferrari 375ITA
2
P
1951Scuderia FerrariFerrari 375Ferrari V12SUI

P
IndyBEL

P
FRA
2
P
GBR
Ret
E
ALE

E
ITA

P
ESP

P
251
(28)
1952Scuderia FerrariFerrari 500Ferrari L4SUIBEL

E
FRA

P
GBR

P
ALE

E
HOL

P
ITA
3
P
361
(53.5)
Ferrari 375SFerrari V12Indy
Ret
F
1953Scuderia FerrariFerrari 500Ferrari L4ARG

P
IndyHOL

P
BEL

P
FRA

P
GBR
3
P
ALE

P
SUI

P
ITA
Ret
P
34.51
(46.5)
1954Officine Alfieri MaseratiMaserati 250FMaserati L6ARGIndyBELFRA
Ret
P
GBR
Ret4
P
ALESUI1.125º
Scuderia FerrariFerrari 625Ferrari L4ITA
Ret
P
Scuderia LanciaLancia D50Lancia V8ESP
Ret
P
1955Scuderia LanciaLancia D50Lancia V8ARG
Ret
P
MON
Ret
P
IndyBELHOLGBRITA0NC

Nenhum comentário: