Alberto Ascari (Milão, 13 de julho de 1918 — Monza, 26 de maio de 1955) foi um piloto de Fórmula 1 e uma das primeiras estrelas da Ferrari.
Nascido em Milão, Itália, Ascari tinha a velocidade nas suas veias, seu pai Antonio Ascari foi um talentoso piloto nos anos 1920, correndo com Alfa Romeos. Antonio morreu enquanto liderava o Grande Prêmio da França em 1925 mas o jovem Ascari tinha interesse em corridas ao invés de ódio. Ele pilotou motocicletas no princípio de sua carreira; foi depois que ele entrou na prestigiada Mille Miglia num carro esporte da Ferrari que ele começou a pilotar veículos de quatro rodas.
Sua carreira de piloto foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, depois começou a correr Grandes Prêmios com a Maserati. Seu companheiro de equipe Luigi Villoresi, que foi mentor e amigo de Alberto. Ele venceu seu primeiro Grande Prêmio em San Remo, Itália em 1948 e venceu outra corrida no ano seguinte pela mesma equipe. Seu maior sucesso depois de se juntar a Villoresi na Ferrari; ele venceu mais três corridas.
A primeira temporada oficial de Fórmula 1 começou em 1950 e a Ferrari estreou em Monte Carlo com Ascari, Villoresi e o popular piloto francês Raymond Sommer na equipe. Ascari terminou em segundo na corrida e depois no ano compartilhou o segundo lugar na primeira corrida em Monza. Ele foi apenas o quinto no campeonato. Ele venceu sua primeira corrida de F1 na temporada seguinte, em 1951 em Nurburgring e venceu também em Monza, terminando em 2º atrás do argentino Juan Manuel Fangio.
Devido ao sucesso na Europa, Enzo Ferrari forneceu um carro a Alberto para a Indianapolis 500 em 1952. Ascari foi o único piloto europeu a correr na Indy em 11 anos de Fórmula 1, mas seu dia acabou em 40 voltas. Aquela foi a única vez que ele não venceu um corrida de F1 naquela temporada. A Ferrari de Ascari dominou em 1952, vencendo todas as seis corridas na Europa daquela temporada e tendo a volta mais rápida em todas as corridas. Ele quase marcou a quantidade máxima de pontos que um piloto podia conseguir.
Ele venceu mais três corridas consecutivas no começo da temporada de 1953, dando a ele nove vitórias consecutivas (não contando a Indy) antes do término da série quando terminou em quarto na França, esta que foi uma corrida muito disputada. Ele venceu mais duas vezes no ano dando-lhe mais um título mundial. Ascari não continuou em 1954devido a não finalizar quatro corridas, embora ele tenha vencido em Mille Miglia.
Sua temporada de 1955 começou de maneira similar, abandonando duas vezes, o último foi um espetacular acidente em Mônaco onde ele bateu dentro do porto depois de passar por uma chicane. Uma semana depois, em 26 de Maio, ele foi a Monza para testar um carro esporte Ferrari e bateu em uma das curvas. Ele morreu no acidente, uma morte que ainda é um tanto misteriosa. A curva onde o acidente aconteceu ganhou seu nome, a Variante Ascari.
Sepultado no Cemitério Monumental de Milão.
Alberto Ascari está enterrado próximo a seu pai no Cimitero Monumentale em Milão.
Em 1992, ele foi indicado para o International Motorsports Hall of Fame.
Ascari , junto a Varzi é considerado o melhor piloto italiano depois de Nuvolari, ambos seguidos, de acordo com uma quase unanimidade por Nino Farina. Além de ter sido o mais duro rival de Juan Manuel Fangio. Alberto venceu 47 de 56 corridas internacionais das quais participou. Embora seja uma opinião minoritária, alguns, como Mario Andretti, o consideram superior ao próprio Fangio.
Foi eleito pela revista Inglesa "Times" como o décimo primeiro melhor piloto de F1 de todos os tempos, O primeiro da lista é Jim Clark seguido de Ayrton Senna e Michael Schumacher em terceiro.
Resultados na Fórmula 1
(Legenda):
Ano | Equipe | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | Pontos | Posição |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1950 | Scuderia Ferrari | Ferrari 125 | Ferrari V12c | GBR | MON 2º P | Indy | SUI Ret P | FRA DNS P | 11 | 5º | ||||
Ferrari 275 | Ferrari V12 | BEL 5º P | ||||||||||||
Ferrari 375 | ITA 2º2 P | |||||||||||||
1951 | Scuderia Ferrari | Ferrari 375 | Ferrari V12 | SUI 6º P | Indy | BEL 2º P | FRA 2º2 P | GBR Ret E | ALE 1º E | ITA 1º P | ESP 4º P | 251 (28) | 2º | |
1952 | Scuderia Ferrari | Ferrari 500 | Ferrari L4 | SUI | BEL 1º E | FRA 1º P | GBR 1º P | ALE 1º E | HOL 1º P | ITA 1º3 P | 361 (53.5) | 1º | ||
Ferrari 375S | Ferrari V12 | Indy Ret F | ||||||||||||
1953 | Scuderia Ferrari | Ferrari 500 | Ferrari L4 | ARG 1º P | Indy | HOL 1º P | BEL 1º P | FRA 4º P | GBR 1º3 P | ALE 8º P | SUI 1º P | ITA Ret P | 34.51 (46.5) | 1º |
1954 | Officine Alfieri Maserati | Maserati 250F | Maserati L6 | ARG | Indy | BEL | FRA Ret P | GBR Ret4 P | ALE | SUI | 1.1 | 25º | ||
Scuderia Ferrari | Ferrari 625 | Ferrari L4 | ITA Ret P | |||||||||||
Scuderia Lancia | Lancia D50 | Lancia V8 | ESP Ret P | |||||||||||
1955 | Scuderia Lancia | Lancia D50 | Lancia V8 | ARG Ret P | MON Ret P | Indy | BEL | HOL | GBR | ITA | 0 | NC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário