sábado, 16 de dezembro de 2017

CAMPEÕES DA FÓRMULA 1 - JUAN MANUEL FANGIO 57/56/55/54/51










Juan Manuel Fangio (Balcarce24 de junho de 1911 — Buenos Aires17 de julho de 1995) foi um automobilista argentino. Dominou a primeira década da Fórmula 1, ganhando o campeonato mundial cinco vezes.
Desde a infância, abandonou seus estudos para se dedicar a mecânica. Em 1938, estreou na categoria argentina Turismo Carretera, competindo em um Ford V8. Em 1940, ele competiu com Chevrolet, ganhou na época o Grand Prix International Championship e dedicou seu tempo para a Turismo Carretera, sagrando-se campeão, um título que defendeu com sucesso um ano mais tarde. A seguir, Fangio competiu na Europa entre 1947 a 1949, onde obteve mais sucesso.
Fangio venceu o campeonato de pilotos, cinco vezes — um recorde que permaneceu durante 47 anos até ele ser batido por Michael Schumacher — por quatro equipes diferentes, uma façanha que não foi repetida. Um membro da Formula 1 Hall of Fame, [1] ele é considerado por muitos como um dos maiores pilotos da Fórmula 1 de todos os tempos[2][3] e detém a maior porcentagem de vitórias na Fórmula 1- 46.15% - 24 de 52 corridas de Fórmula 1. Fangio é único piloto argentino que venceu a Grande Prêmio da Argentina, tendo ele vencido quatro vezes em sua carreira.
Após a aposentadoria, Fangio presidiu como presidente honorário da Mercedes-Benz Argentina a partir de 1987, um ano após a inauguração do seu museu, até sua morte em 1995. Em 2011, no centenário de seu nascimento, Fangio foi lembrado ao redor do mundo e várias atividades foram realizadas por ocasião de seu aniversário.

Juan Manuel Fangio correu 51 grandes prêmios, obteve 24 vitórias, 29 pole positions, 23 recordes de volta, cinco títulos mundiais (1951195419551956 e 1957) dos quais 4 foram consecutivos, e dois vice-campeonatos (1950 e 1953) em oito temporadas que disputou. Fangio correu em quatro escuderias: Alfa Romeo (1950-1951), Maserati (1953-1954), Mercedes (1954-1955), Ferrari (1956) e Maserati (1957[4]-1958).
É o único piloto da história da Formula 1 que foi campeão em 4 equipas diferentes: Alfa RomeoMaseratiFerrari e Mercedes-Benz.
Fangio tinha o apelido "El Chueco" (O Manco), que recebeu em partidas amadoras de futebol, por ter as pernas arqueadas.
Juan Manuel Fangio disputou sua primeira corrida aos dezessete anos, guiando um Ford-T, e terminou-a em último. Subiu ao pódiopela primeira vez nas Mil Milhas na Argentina em 1939.
Seu acidente mais grave aconteceu no GP da Itália, em Monza, no ano de 1952. Ao seguir para a Itália, onde disputaria a prova, fez escala em Paris, mas não pôde continuar a viagem de avião por causa do mau tempo. Fangio não hesitou: pegou um carro e dirigiu aproximadamente 700 km até Monza. No dia seguinte, ainda cansado, bateu o seu Maseratidurante uma sessão de treinos e voou para fora do carro. Feriu-se gravemente no pescoço. Ficou 40 dias internado e cinco meses com pescoço e tronco imobilizados. Muitos chegaram a pensar que a sua carreira estaria encerrada ali. No entanto, voltou a competir no ano seguinte.
Fangio foi o primeiro piloto do mundo a mostrar que a "Era romântica da Fórmula Um" estava para fechar o ciclo. Isto aconteceu quando decidiu encerrar a carreira em 1958.
Numa entrevista alguns anos depois, ele comenta o que o levou a tomar aquela decisão, já que estava no auge de sua carreira:

¨¨Eu estava em Reims (1958), a treinar para o Grande Prêmio da França, quando senti que o carro estava muito instável, o que me chamou a atenção porque a grande virtude da Maserati 250F era sua estabilidade. Então cheguei ao box e perguntei ao chefe de equipa o que se passava; ele respondeu-me:- Trocamos os amortecedores! - Mas porquê?, perguntei. - Porque estes nos pagam! - Assim, naquele momento, tomei a decisão de encerrar a carreira. E não me arrependo disso! ¨¨

Os dois pilotos que o sucederam que ele mais admirou foram o britânico Jim Clark e brasileiro Ayrton Senna.
Em julho de 1995, Juan Manuel Fangio morreu vítima de insuficiência crônica renal aos 84 anos.
A sua marca de 5 títulos só foi superada 46 anos depois pelo alemão Michael Schumacher com a 6ª conquista em 2003.





Resultados na Fórmula 1 



AnoEquipeChassisMotor123456789PontosPosição
1950SA Alfa RomeoAlfa Romeo 158Alfa Romeo 158
L8 c
GBR
Ret
P
MON

P
IndySUI
Ret
P
BEL

P
FRA

P
ITA
Ret
P
27
1951SA Alfa RomeoAlfa Romeo 159Alfa Romeo 158
L8 c
SUI

P
IndyBEL

P
FRA
2
P
GBR

P
GER

P
ITA
Ret
P
ESP

P
311
(37)
1953Officine Alfieri MaseratiMaserati A6GCMMaserati A6
L6
ARG
Ret
P
IndyHOL
Ret
P
BEL
Ret
P
FRA

P
GBR

P
GER

P
SUI
2
P
ITA

P
281
(29.5)
1954Officine Alfieri MaseratiMaserati 250FMaserati 250F1
L6
ARG

P
IndyBEL

P
421
(57.1)
Daimler-BenzMercedes W196sMercedes-Benz M196
L8
FRA

C
GBR
3
C
ITA

C
Mercedes W196GER

C
SUI

C
ESP

C
1955Daimler-BenzMercedes W196Mercedes-Benz M196
L8
ARG

C
MON
Ret
C
IndyBEL

C
HOL

C
GBR

C
401
(41)
Mercedes W196sITA

C
1956Scuderia FerrariFerrari D50Ferrari DS50
V8
ARG
2
E
MON
2
E
IndyBEL
Ret
E
FRA

E
GBR

E
GER

E
ITA
2
E
301
(33)
1957Officine Alfieri MaseratiMaserati 250FMaserati 250F1
L6
ARG

P
MON

P
IndyFRA

P
GBR
Ret
P
GER

P
PES

P
ITA

P
401
(46)
1958Scuderia Sud AmericanaMaserati 250FMaserati 250F1
L6
ARG

P
714º
Juan Manuel FangioFRA

P
Novi Auto Air ConditionerKurtis Kraft KK500FNovi L8 cIndy
NQ
F



Nenhum comentário: